Vida
O Tenente Coronel João Ricardo Baptista Vargas nasceu em Santa Maria, em 1961. É filho de João Fernandes Vargas e Terezinha Baptista Vargas, casado com Mariceli Castelan Vargas e pai de Thayane Castelan Vargas e Juliana Castelan Vargas.
É Oficial da Reserva da Brigada Militar, instituição que ingressou em 1983, aprovado em vestibular da PUC/POA para o curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
Ingressou na carreira militar por desafio proposto pelo então Comandante do 3º GAC AP / Regimento Mallet, do Exército Brasileiro, Ten. Cel. Art José Pedro de Mello. Foi em 1982, onde foi chamado para ingressar no NPOR, sendo declarado Aspirante no mesmo ano e realizando o Estágio de Instrução, em 1983, no próprio Regimento Mallet.
Em 1984, ingressa ao Portal da Academia de Polícia Militar – APM, declarado Aspirante a Oficial PM. Em 1986, foi classificado no 1º BPM Batalhão de Ferro. Em 1988, retornou a sua terra natal, apresentando-se no 1º R P Mon. Rgt. Cel. PILLAR.
Em 1993, é convidado pelo Cel. Artidor Roque de Oliveira, para ser Secretário da Casa Militar no Palácio Piratini durante o Governo de Alceu Colares, permanecendo até 1995.
Em 1997, é convidado pelo Dep. Estadual João Luiz Vargas, para ser o seu Ajudante de Ordens junto a Assembleia Legislativa, como Capitão.
Em 2006, é convidado pelo Cel. Sílvio Régis Rosa Machado, então Comandante do Comando Regional (CRPO / Central) para ser o Sub Comandante do Batalhão de Operações Especiais de Santa Maria, onde teve o privilégio ser o Comandante do 2º BOE, durante 4 anos.
Em 2012, candidata-se à Vereador em Santa Maria, onde foi eleito com 1773 votos, sendo o candidato mais votado de sua bancada. Em 2016, é reeleito com 2488 votos. Em 2020, ano da Pandemia da Covid 19, é eleito para o seu terceiro mandato com 1315 votos. Em 2024, reeleito vereador para o 4º mandato seguido com 2.459 votos.
Em 2018, assume a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Santa Maria, onde permaneceu até Abril de 2019.
Em 2021, foi o Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
2, segue sua luta por melhorias no município e na região, atuando de forma incansável para atender pedidos de seus eleitores, na tentativa diária de melhorar a qualidade de vida de todos os santamarienses.
“Coloquei meu nome a disposição da comunidade de Santa Maria por ter certeza que, durante os trinta anos em que servi na Brigada Militar e a comunidade gaúcha, como servidor público, pude verificar a importância de termos um parlamento forte, com objetivo de fiscalizar e exigir Infraestrutura por parte do Poder Executivo, para População, bem como toda uma experiência na importante área da Segurança Pública”
“Àqueles que não me conhecem, sou o Coronel Vargas, oficial da reserva da Brigada Militar, trabalhei durante 30 anos servindo a comunidade, a maior parte dessa carreira foi aqui em Santa Maria, onde nasci e me criei. Assumi para a minha vida este novo desafio de SEGUIR SERVINDO a minha cidade, desta vez dentro da câmara de vereadores trazendo, sempre, toda a experiência que adquiri durante o meu tempo de Brigada Militar. Minha missão é servir e servir. Forte abraço!”
Mandato
Estar vereador, para mim, é mais uma missão em servir e proteger a sociedade. Nunca deixei de cumprir esse papel. Fiscalizei a prefeitura com centenas de pedidos de informações e solicitações de providências.
Defendi as forças de segurança em TODAS as discussões propostas na câmara e onde quer que fosse solicitada a minha presença.
Fiz incontáveis pedidos de providências para consertos de ruas, pinturas, buracos, iluminação pública e manutenções em geral.
Sou autor de 8 leis aprovadas em nosso município (Defendo a diminuição e maior cumprimento de leis, mas não podemos ignorar lacunas no nosso regimento).
Destaco o Dia da Dislexia, ajudando crianças com dificuldades de aprendizado, Lei que reconhece o PROERD “Programa Educacional de Resistência às Drogas” como política pública, Lei que institui o Programa Educação no Trânsito em nossas escolas e Lei que inclui no Calendário de Eventos do Município a Tertúlia Musical Nativista. Em tempo, a Lei que estabelece atividades físicas como essenciais para a saúde. Necessárias, certo?
Também fui Presidente de comissões como de Constituição e Justiça e Orçamento e Finanças. Membro integrante de dezenas de comissões, relator de tantos outros projetos de Lei. Sempre com dedicação integral e centenas de pareceres técnicos.
O meu gabinete é aberto à comunidade. Milhares de atendimentos internos e externos, onde não medimos esforços para atender todas as demandas!
Em 2021, fui Presidente da Câmara de Vereadores. Destaco a articulação para a câmara abrir mão de parte do seu orçamento para ajudar no auxílio inclusivo de famílias mais pobres durante a pandemia, abertura da Procuradoria da Mulher e liderei a Caravana Solidária, que arrecadou cerca 2 toneladas de alimentos e 2 mil peças de roupas.
Em 2022, destaco a relatoria na comissão especial para acompanhar a situação atuarial do IPASP e PL que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas para garantir o sossego público.
Em 2023, construímos a Frente Parlamentar de Vereadores Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul. Na câmara de Vereadores aprovados a Lei que responsabiliza o receptador de materiais metálicos sem procedência comprovada e nomeamos ruas de Santa Maria em homenagem a brigadianos que já nos deixaram.
Essas informações tem o intuito de prestar contas à sociedade de maneira resumida e objetiva. Sei que era o meu dever. Sigo meu empenho e dedicação diária para honrar a confiança a mim atribuída através do voto.
E claro, a base dos meus valores é Deus, Pátria, Família e Liberdade.